Como fazer a metodologia do trabalho acadêmico?

Como professora universitária, eu oriento trabalhos acadêmicos, elaboro parecer para revistas, faço correção de inúmeros trabalhos, em diversos formatos. Entre esses trabalhos eu destaco: monografias (trabalhos de conclusão de curso), dissertações, teses, artigos científicos. E, em todos eles, a metodologia sempre é uma preocupação.

Basicamente, a metodologia é uma preocupação porque um trabalho acadêmico é uma construção cientifica (ou pelo menos deveria…rsrs) e para construir ciência você precisa demonstrar o caminho que você escolheu, até porque o caminho escolhido mostra o destino que você chegou. Assim, metodologia não é chatice, não é implicância. É parte fundamental do trabalho e por isso precisa de atenção. Este texto é para te ajudar a escrever a metodologia do seu trabalho e não ter mais dúvidas para os próximos. Vamos lá?

Inicialmente temos duas questões básicas. Primeira: quando você está fazendo a proposta da pesquisa (Projeto) a linguagem na metodologia é a do futuro (Ex: a pesquisa será desenvolvida a partir do método dialético e serão utilizadas como técnicas de pesquisa a entrevista e o fichamento) e quando você está escrevendo os resultados (TCC, monografia, artigo) a linguagem na metodologia é a do passado (Ex: a pesquisa foi desenvolvida a partir do método dialético e foram utilizadas como técnicas de pesquisa a entrevista e o fichamento). A segunda questão básica é que Metodologia não diz respeito exclusivamente a técnicas da pesquisa. A metodologia da pesquisa é o desenho da sua pesquisa, o resumo da sua rota, o mapa do caminho que você percorreu ou vai percorrer.

Nesse texto, optei por trabalhar com a descrição da metodologia para trabalhos que já foram realizados (TCCs, Monografias, Artigos). Mas a dica é que se você fizer a metodologia no projeto, depois é só correr para o abraço. Vamos então a metodologia.

A metodologia de um trabalho acadêmico deve conter basicamente os seguintes itens: Método de pesquisa (a referência teórica que vai orientar seu caminho), abordagem de pesquisa (É quantitativa? qualitativa? ambas?) tipo de pesquisa (bibliográfica? documental? de campo? participante?) técnicas de pesquisa (grupo focal? reunião? entrevista?) instrumentais de pesquisa (questionário? formulário?) e análise dos dados (análise de conteúdo? análise do discurso?).

Qual a fonte dessas informações? Os já clássicos livros de metodologia (Gil, Severino, Minayo). A contribuição desse post é apenas sistematizar esses dados em um roteiro básico.

Dessa forma, quando falamos de metodologia de um trabalho acadêmico, estamos falando desse conjunto de elementos e não de uma questão especifica como tipo de pesquisa ou instrumentais de pesquisa.

Mas como eu coloco isso no texto? Você decide! Minha sugestão é um parágrafo que traga a síntese das suas escolhas e que depois você vá explicando cada um desses itens. Vou exemplificar.

O trabalho ora apresentado é fruto de pesquisa que teve como método o materialismo histórico dialético,  na medida em que esse método é o que melhor permitia a aproximação com o objeto estudado. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa, tendo como tipos de pesquisa, a pesquisa bibliográfica documental e de campo. Em relação as técnicas de pesquisa, utilizou-se a entrevista, tendo como instrumental um questionário. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de discurso.

A partir desse parágrafo resumo da metodologia, você vai explicando cada um dos itens, destacando o significado deles (o que é o materialismo histórico dialético? O que é pesquisa bibliográfica? O que é pesquisa documental?) e sempre trazendo referencias para enriquecer a sua metodologia.

É isso! E não esqueça que as coisas têm que fazer sentido, tem que estar articuladas. Não dá para dizer que vai fazer pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando formulário fechado com questões de sim e não. Não faz sentido.

Enfim, é isso. Se esse post te ajudou, me deixe saber registrando o seu comentário.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO: