Sobre o tal tratamento precoce: algumas reflexões

Uma das coisas que mais me irritam nesses tempos é a defesa do tal tratamento precoce contra a COVID 19. Eu não sou médica. Não sou pesquisadora da área, mas se as entidades da categoria (Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Farmácia) e a maioria dos pesquisadores da área dizem que são tratamentos ineficazes, eu confio neles. Aí vem uns iluminados e dizem…ahhhh mas cloroquina e ivermectina teve efeito comigo. Gente do ceú, pode ser uma  junção de trezentas mil coisas.Vou contar uma história pra vocês.

Tenho 3 amigos que conviveram com família inteira infectada com Covid e apenas eles  não se infectaram.  O que eles tinham em comum? Fumavam!!! E como fumavam os bichinhos! E aí nesse sentido,tem inclusive alguns estudos que mostravam uma menor contaminação entre os fumantes. A tese seria de que a nicotina faria uma proteção matando o vírus e não deixando ele entrar. Evidente que, se o vírus conseguisse passar das narinas e garganta, os efeitos no pulmão de um fumante seriam mais drásticos. Mas o uso do cigarro diminuiria a contaminação. Estranho né?

Pois é, mas como eu disse, perceberam que o número de fumantes contaminados era menor. Ahhh mas não tem nada a ver esse negócio de cigarro!!! E tomar remédio de verme tem a ver?  Ahhh mas na “África”… tem um numero menor de contaminados porque na decada passada tomaram ivermectina. Ouvi isso por ai.

Gente… seguinte!! Cada pessoa pode ter a sua receita de tratamento precoce. Que pode dar certo…. ou NÃO!!!Tomar pinga. Tomar ivermectina. Fumar. Comer doce. Tomar vitamina. Tomar canja. Tomar chá. Não julgo. Aliás,cada vez mais sou adepta de tratamentos naturais.Mas o que não dá é pra transformar isso em política pública. Porque quando se investe nesses tratamentos cuja eficácia não é comprovada ( alguns com efeitos colaterais nocivos comprovados)  deixa de se investir no que é comprovado como máscaras, álcool, isolamento,  vacinas.O Ministério da Saúde não é minha casa. Não é a sua.  Não é a do Presidente da República. É público e tem que buscar o “bem geral”, defender os interesses coletivos.

O problema não é você usar Cloroquina, ivermectina, cigarro, garrafada, Doutorzinho!!!  Você pode!! Seu direito!

Falo por mim!! Se eu tiver Covid e alguém me disser que tem um chá que cura… eu vou tomar litros! Mas daí a dizer que isso tem que ser adotado para todo mundo tem uma distância gigantesca.  A distância entre o bom senso e a  falta de noção, pra ser educada.

Então,  prestenção!!! O único tratamento precoce contra Covid 19 é manter o distanciamento, usar máscara e lavar as mãos. Ponto.O resto, ainda que der certo pra alguns (por fatores que sabe lá Deus) não pode ser transformado em política pública. Não tem comprovação. O dinheiro público deve ser investido em tratamentos cientificamente comprovados.É isso.

Estudo sobre fumantes: https://exame.com/ciencia/os-fumantes-parecem-estar-mais-protegidos-contra-o-coronavirus-por-que/

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO: