O6 dicas práticas sobre como se preparar para a prova discursiva do TJ/SP

Assistentes sociais que estão se preparando para concursos, receberam uma notícia boa agora em novembro de 2021: a abertura do concurso para assistente social do Tribunal de Justiça de SP. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de dezembro, ou seja, ainda dá tempo. A prova vai ser realizada pela VUNESP, então é só ir lá no site da VUNESP e se inscrever.

Mas o que está preocupando uma parcela significativa da galera que vai prestar esse concurso, é a prova discursiva/estudo de caso. Nessa prova, a candidata ou candidato terá que dissertar sobre um tema relacionado aos conhecimentos específicos. De acordo com o edital, essa prova irá avaliar “o grau de conhecimento e capacidade de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados ao bom desempenho do cargo”. Ou seja, a pessoa deverá mostrar, através da prova discursiva, que sabe o que fazer. Assusta né? Nem tanto. Vamos lá.

Dica 01: Ler muito. A leitura é um processo que nos permite a conexão e compreensão do mundo. O exercício de ler ativa processos mentais que nos permitem apreender realidades diversas. Ao ler, aumentamos nosso capital cultural. Nesse sentido é importante ler qualquer coisa. Leia romances, poesias, autoajuda, livros técnicos. Leia. Vai te ajudar no processo de desenvolver o pensamento.

Dica 02: Estudar os conteúdos específicos de Serviço Social. Para ter sucesso nessa prova discursiva é preciso ser excelente profissional, com conhecimento teórico/metodológico, ético/político e técnico/operativo. Dessa forma, torna-se fundamental entender como o Serviço Social atua nas expressões da questão social, com a particularidade do espaço sócio jurídico. É importante dar destaque para as questões de famílias e crianças e adolescentes, bem como, legislações e políticas sociais. E, evidente, focar na questão dos instrumentos técnicos: relatórios, laudos e pareceres. 

Dica 03: Estudar a questão de produção de textos.  Saber o que fazer, sem saber como escrever isso, não vai adiantar nada. Quem ler a prova, estará lendo o que você escreveu e não te entrevistando. Então, você terá que ser o mais objetivo, preciso, coerente possível. E com o máximo de profundidade que você conseguir.  Como fazer isso? Estudando e entendendo produção de textos, destacando os principais elementos para um texto objetivo e coerente.

Dica 04: Treinar a produção de textos. Quanto você escreve por dia? Não tem como ter sucesso nessa prova se você não tem o hábito de escrever. Então, nesse período de preparo para a prova do TJ, faça uma opção pela escrita. Tente trocar todas as formas de comunicação cotidianas pela escrita. No trabalho, ao invés de encaminhar por telefone, escreva. No cotidiano, troque o áudio do watts app pelo texto. São pequenos exercícios onde você vai tentando conseguir se expressar através da escrita.

Dica 05: Faça pequenos estudos de caso e peça para colegas assistentes sociais lerem.  O objetivo é tentar fazer se compreender através do texto. Então, pegue situações aleatórias (notícias de jornais, situações de filmes, novelas) e tente como assistente social (com os saberes da profissão) estudar e apresentar encaminhamentos sobre a questão, por escrito. Sabe aquela discussão que fazemos nos espaços de estudo ou trabalho quando surge alguma situação nas mídias sociais? Já repararam que estamos sempre discutindo essas situações? Então, discuta por escrito. Encaminhe para colegas também assistentes sociais lerem e avaliarem.

Enfim, espero ter auxiliado nos estudos de vocês para essa prova, que é um diferencial desse concurso. A Dica número 6?  Vamos lá!!! A dica número 6 é o curso específico da ATTAS sobre a prova discursiva do TJ!! Corre lá que serão duas aulas ao vivo, online e objetivas, daquele jeito que a gente ama.

E vamos começar a semana no pique: escrevendo muito. Vejo vocês nos tribunais. rsrsrsrss

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.