Quiche de requeijão de inhame, ou quem disse que todo mundo tem que ser igual

São seis horas da tarde. Maria Lúcia chega do trabalho. Tira a roupa e os sapatos já na varanda e coloca dentro do cesto que já está preparado para esse fim. Passa álcool nas mãos, nos braços, nos pés e só então entra em casa, direto para o chuveiro.

O banho demora quase uma hora. Se cobre de sabão várias vezes, esfrega todas as partes do corpo demoradamente. Desde o início da pandemia, que esse é o seu ritual, afinal trabalhar no setor de limpeza de um hospital nunca foi tão arriscado. Mas ela já está nesse emprego há quase 10 anos, não pode pedir para sair agora.

Depois do banho, coloca a roupa, passa pelo quarto e abraça Mariana, a filha que está no celular conversando com a amiga.  Passa pela pequena copa e beija Sofia, a companheira que está terminando um trabalho para a faculdade e então vai preparar a janta.

Resolve que vai fazer quiche. Antes ficava irritada quando chamavam a quiche de empada, mas hoje já aprendeu a relevar. Nem todo mundo tem o paladar sensível a ponto de descobrir que, em uma massa vai ovos e em outra não.  A quiche é uma das suas massas prediletas. E a desse dia vai ser recheada com requeijão de inhame.

Coloca 4 inhames de tamanho médio para cozinhar e enquanto cozinha, aproveita para de luva e máscara, colocar a roupa na máquina de lavar, com sabão em pó e álcool.

08 meses já de pandemia e o maior medo de Maria Lucia continua sendo morrer. Não consegue imaginar o que podem fazer tentando tirar Mariana de Sofia. Mariana, tem 16 anos. Ela e Sofia estão juntas há 10 anos, mas ela sabe que vai ser uma batalha caso ela venha a faltar. Provavelmente sua família vai até achar o pai biológico de Mariana para evitar que Sofia fique responsável por ela. E por isso seu cuidado é redobrado, sua angústia triplicada e suas neuroses multiplicadas.

Depois de cozido o inhame, ela espera esfriar e corta em pedaços pequenos. Coloca no liquidificador com sal, dois dentes médios de alho, suco de meio limão grande e meio copo americano de óleo. Deixa bater por cinco minutos e está pronto. Para essa receita, tempera o requeijão com manjericão, cebola e orégano. Hora da massa.

Coloca dois copos americanos de farinha de trigo, meio copo americano de manteiga, sal e 4 ovos

Os ovos são seu único impedimento para ser totalmente vegana na alimentação, uma das muitas mudanças que vieram junto com Sofia. Se descobriu muito mais mulher, muito mais disposta a olhar para si mesma. Com Sofia aprendeu a dançar para a lua, aprendeu a fazer incenso natural, aprendeu a respeitar as suas próprias estações. Conheceu aromas, sabores, cores. E descobriu que o amor é a coisa mais linda quando é construída no cotidiano. Enquanto vai colocando os ingredientes, pensa que aos 40 anos, é uma mulher realizada.

Mistura todos ingredientes e quando a massa tá pronta, deixa na geladeira e vai conversar com a filha.

Mariana está entediada, irritada…quer sair. Maria Lúcia, explica tudo pela milésima vez e com um carinho na cabeleira ruiva da filha, pede que ela vá tomar banho, pois logo a janta sair.

Volta então pra cozinha e monta a quiche, recheando com o requeijão de inhame temperado.

A receita vai para o forno e Sofia chega na cozinha. Jovem em seus 30 anos. Linda com sua calça pantalona preta e sua regata mais que perfeita. Maria Lúcia se encanta. Como é linda sua companheira.  As vezes tem tanto ciúme. Sofia é mais jovem, mais bonita, mais misteriosa. Sofia põe a mesa e olha Maria Lucia. As vezes tem tanto ciúme. Maria Lucia é mais experiente, mais bonita, mais expansiva. Fácil demais se apaixonar por ela

A quiche fica pronta. Sentam-se para jantar mas antes vem a prece. Formam mais uma família brasileira que agradece pelo alimento cotidiano.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO: