As duas primeiras décadas do século XXI foram marcadas pelo avanço dos meios de acesso a informação, sendo que na contemporaneidade, é possível notar uma corrida para o domínio de tecnologias que permitam um maior grau de interação.
A partir dessas modificações no acesso a informação, potencializadas evidentemente pelos 02 anos de pandemia mundial da COVID 19, os processos educacionais também sofrem diversas modificações e, longe de qualquer juízo de valor em relação ao ensino a distância, remoto ou outras nomenclaturas, temos um espaço que vem sendo cada vez mais ocupado pelo Serviço Social. Aqui no blog tem um texto legal sobre essa questão do ensino virtual.
É cada vez mais comum, assistir aulas e palestras na modalidade online, possibilitando o acesso a conteúdo de qualidade, coordenado e pensado por pensadoras e pensadores de importância no Serviço Social e fora dele. (Esses dias eu estava acompanhando uma aula ao vivo, online da filósofa Marilena Chauí. Nunca imaginei que pudesse participar de um momento desses ao vivo, inclusive fazendo perguntas).
Para nós, assistentes sociais, é imprescindível buscarmos o aprimoramento intelectual, uma vez que a realidade está em constante processo de mudanças e precisamos conhecer a realidade para nela intervir. Mas como conhecer essa realidade? A formação continuada é fundamental.
Por isso, tenho a alegria de vir aqui apresentar para vocês a plataforma “Socialflix”. O objetivo da plataforma é oferecer conteúdo de qualidade sobre Serviço Social e que, auxilie tanto profissionais que estão se preparando para concursos e processos seletivos, quanto profissionais que queiram atualização profissional e ainda, estudantes que queiram apoio para seus estudos.
Como isso vai acontecer? Na Plataforma existe um acervo de mais de 100 aulas já produzidas sobre os principais tópicos do Serviço Social, como por exemplo, Fundamentos Históricos Teórico Metodológicos, Política Social, Legislação, Trabalho Profissional. Essas vídeo-aulas são acompanhadas de PDFs com a síntese do que foi trabalhado nas aulas. São aulas objetivas, direto ao ponto, com a didática “de milhões” dessa que vos fala (modéstia as favas hahaha) possibilitando que a assistente social sintetize aqueles conteúdos que já aprendeu no curso de graduação.
Dessa forma, essas aulas auxiliam quem está estudando para concursos e processos seletivos e precisa sintetizar para garantir melhores resultados nas provas, mas também podem auxiliar quem quer relembrar alguns conteúdos da formação profissional para melhorar o seu desempenho no trabalho profissional.
Entretanto, além desse conteúdo, será possível também participar de aulas online, ao vivo, semanais. Nessas aulas, serão trabalhados aspectos complementares às vídeo-aulas já disponíveis como também conteúdos que ainda não foram abordados. Após a aula, o conteúdo ficará disponível na plataforma. Ou seja, toda semana terá conteúdo novo na plataforma. Parece bom não é?
E para ficar melhor ainda, na plataforma tem também aquele espaço para discussão de dúvidas e questões, direto com a professora e tutores.
Tais, mas o que isso tem a ver com compromisso com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional, princípio do Código de Ética?
Tem que, independente de como você vai se aprimorar intelectualmente, é fundamental que você o faça, buscando assim ser uma/um profissional cada vez mais competente, prestando um serviço de qualidade à população.
E já que você vai se aprimorar intelectualmente, porque não fazer isso de forma regular e sistemática com a Socialflix?
Espero vocês.