Antes de falarmos do hambúrguer de ora pro nóbis, precisamos destacar que a busca por alimentação saudável não se restringe ao espaço da produção e consumo de produtos orgânicos, mas têm-se ampliado cada vez mais.
Um movimento que têm-se destacado nesse contexto é o das PANCs, Plantas Alimentícias não Convencionais, muito conhecidas nos círculos de agroecologia e igualmente por quem busca por uma relação saudável com o alimento.
Contudo, mesmo que essa denominação (PANCs) seja recente, o consumo desses alimentos é milenar. Entre alguns exemplos de PANCs, podemos citar a taioba, a serralha, o peixinho, e evidente, a ora pro nóbis.
PANCs, segundo a Wikipedia, são plantas que podem ser consumidas, que possuem desenvolvimento espontâneo, mas que não são usual e convencionalmente consumidas.
Em síntese, PANCs são aquelas plantas que o ser humano pode comer, mas que na maioria das vezes não come ou não sabe que pode comer.
Ora pro nóbis : A massa base para hambúrguer
Vamos falar de ora pro nóbis? Essa planta, certamente se tornou a queridinha entre as PANCS. É uma folha consumida há muitos anos no Brasil, mais especificamente em algumas regiões do estado de Minas Gerais.
Entre outros nomes que recebe está também lobrobô ou lobrobó. Com alto potencial proteico, a ora pro nóbis é uma das paixões veganas, substituindo, em termos nutricionais, a carne.
Nesse sentido, os valores nutricionais, o cultivo, o uso da ora pro nóbis vêm sendo estudados e divulgados de forma massiva nos círculos de alimentação natural e vida saudável. Espero falar mais disso aqui em breve, com a parceria de sempre do Mestre dos Matos.
Mas o post de hoje é prá falar de uma receita perfeita que criamos aqui em casa. Casa que tem crianças é sempre aquela correria. A gente tem que dar conta de comida saudável, roupa limpa, brincadeiras e etc. Trago essas indagações no post sobre atribuições das mães na contemporaneidade. Por isso, quanto mais prática a receita, melhor.
Temos uma produção muito grande de ora pro nóbis, o que permite ao Mestre dos Matos fazer e distribuir muitas mudas nos seus cursos e também testarmos muitas receitas, entre elas, a de hambúrger de ora pro nóbis.
A descoberta da receita
Em uma das nossas conversas aqui em casa acerca da utilização de orapronobis na alimentação, discutíamos o fato de que, dado o alto valor proteico, ela poderia ser usada como carne mesmo. Assim, entre conversas e experimentos aqui na nossa cozinha, surgiu o hambúrguer de ora pro nóbis.
A proposta é inserir a ora pro nóbis na alimentação rotineira, cotidiana mesmo. Nos prepararos de receitas com ingredientes acessíveis. Então, a partir de todo o processo plural de conversas, plantio, cultivo, fizemos o hambúrguer de ora pro nóbis .
Compartilhamos a receita em um grupo de Plantas Alimenticias não Convencionais no Facebook e percebemos que a receita foi muito apreciada, começando a ser copiada, modificada, adaptada.
Hambúrger de ora pro nóbis: A receita original
Essa é a receita original de hambúrguer de ora pro nóbis que criamos. Segue conforme post no facebook.
Bati no liquidificador umas 50 folhas de orapronobis com um copo americano de água, cebola, sal e azeite. Peguei essa mistura e fui colocando farinha de mandioca nela…até dar um ponto de modelar formas nela. Modelei hamburgueres com recheio de mussarela, tomate e azeitonas. Coloquei numa forma untada e assei por 45 minutos. Depois de assado, ainda quente, coloquei pequenas fatias de queijo e pitadas de orégano por cima. Pronto.
Em termos de conclusão, temos que, pensar alimentação é pensar estilo de vida. As PANCs representam um avanço na alimentação saudável e sustentável. E entre muitas contribuições que queremos compartilhar acerca disso, tanto na página do Mestre dos Matos, como aqui no meu blog, fica nossa receita original de hambúrguer de ora pro nóbis .