Quanto você pagaria para ser vacinada (o) contra a Covid 19?

Existem tantas coisas para serem escritas e comentadas, mas eu escolhi começar 2021 no meu blog falando de vacinas, especificamente a vacina contra a Covid 19. 

As incertezas angustiadas de 2020 deram lugar a incertezas cheias de raiva nesse 2021. Porque  em 2020  tínhamos um vírus ameaçador e desconhecido, um governo fascista e omisso, empresários interessados apenas em garantir seus lucros e uma população, de forma geral sem nenhuma consciência.  E  quando eu falo aqui de população sem consciência  não estou falando de quem precisa trabalhar pra comer e por isso se arrisca. Falo de quem lota festas, sejam elas nos bares ou nas igrejas. É essa galera que, na minha opinião, não tem consciência alguma.

Mas então chega 2021. O quadro continua do mesmo jeito em relação a governo, empresários e população. Contudo, surge um raio de esperança e temos vacinas. Sim! O temido coronavirus pode ser contido por vacina.

Mas, já dizia minha avó,  alegria de pobre dura pouco. Estamos sendo empurrados lá pro fundo do poço da nossa realidade capitalista tupiniquim. Não tem vacina pra todo mundo e não tem porque o Governo brasileiro tem planos escusos para a vacina. As vezes fazemos piadas sobre o presidente e a vacina, mas sabemos muito bem que o negacionismo do Planalto é financiado pelo capital que está sempre atento as novas possibilidades, mesmo que tais possibilidades sejam se aproveitar da morte.

A vacina vai ser fornecida gratuitamente em doses insignificantes, que vão aumentar a desesperança de quem quer muito se vacinar e ao mesmo tempo alimentar a crença generalizada que no público tudo demora. Afinal gente, “tem que fazer licitação até pra comprar seringa não é?” “Quanta burocracia!” Percebem o discurso pronto?

E nesse contexto, com um calendário que aponta vacinação pra alguns grupos só  lá em Julho, surge a iniciativa privada. A salvadora da pátria, com agulha e seringa  numa mão e na outra, a maquininha do cartão de crédito. Aí que está a grande sacada. Quem está desde Março 2020 respeitando o isolamento, morrendo de medo de pegar Covid e não ter atendimento, já não aguenta mais. Não tem mais estrutura mental pra outro ano nesse desespero, sabendo que agora já existe vacina.

E por tudo isso, essa população vai dar um jeito de pagar,  afinal “com saúde  não se brinca né”! Que jogada nojenta. Característica desse sistema. Chegamos então na lógica (ilógica) da vacina.

As vacinas públicas pelo SUS continuarão bem restritas, cheia de regras e públicos prioritários (Não questiono as regras ou os grupos. Questiono o buraco que estamos que colocou a necessidade de estabelecer tais regras e grupos). Quem vai acessar essas vacinas? Quem está nesses grupos prioritários e também quem tiver contatos e influência pra driblar a fila. 

As vacinas privadas estarão acessíveis a quem puder pagar. Quem vai pagar?  A classe média (que não teve influencia suficente pra driblar a fila) e um estrato da classe trabalhadora, com relativo poder aquisitivo, que consegue parcelar em 10x no cartão. A classe trabalhadora sem poder aquisistivo suficiente para pagar, vai continuar aguardando a fila.E assim a merda vai se configurando, se desenhando, se afirmando.  Um processo arquitetado de desmonte do que é público e universal.

As clínicas e laboratórios  particulares  já estão organizados pra atender quem vai pagar. Então, se você tem algum recurso financeiro, já  vai reservando os seus oitocentos  reais pra no máximo em Março 2021 ter acesso a suas doses de vacina, sem filas e sem grupo prioritário. Isso é bom? Não!! Isso é o fundo do poço. Mas, com esse Governo  que aí está,  isso  já está dado.

Em tempo: a vacina da gripe nas clínicas particulares custa em media 250 reais. Tendo em vista o apelo do momento e o desespero com a Covid 19, cada dose da vacina contra o coronavirus vai sair, na minha previsão, por em média 400 reais. E a gente vai pagar. Em 10 vezes, mas vai pagar. Vendendo a alma, mas vai pagar. Assim como pagamos Plano de Saúde. Assim como pagamos escolinha particular.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO: